(62) 99696-8527

08:00 as 18:00 - Seg a Sex

Blog > Projeto de Combate a Incêndio

Blog > Projeto de Combate a Incêndio

Projeto de Combate a Incêndio

Quando é necessário ter um projeto de prevenção e combate a incêndio (PPCI)?

Se tem uma coisa que os responsáveis pelos mais diversos tipos de empreendimentos devem se preocupar é com a segurança. E, entre as medidas necessárias para garantir isso, é preciso pensar em prevenir e combater as emergências com fogo, já que as chamas geram sérios danos ao patrimônio da empresa, a estrutura predial e principalmente à vida das pessoas que circulam pelo local. Muitas vezes, os prejuízos são irreversíveis. Por isso, contar com um projeto de prevenção e combate a incêndio (PPCI) é de extrema importância para construções, já que o objetivo é evitar que haja uma ocorrência desse tipo e, caso ela seja inevitável, que os danos sejam mínimos.

O que é o projeto de prevenção e combate a incêndio?

Quando fala-se em evitar grandes tragédias causadas pelo fogo, uma das primeiras coisas que vêm à mente é a atuação do Corpo de Bombeiros no combate às chamas. No entanto, antes de chegar ao momento em que esses profissionais entram efetivamente em ação, há diversas maneiras eficientes de prevenir essa ação. Isso serve para os mais diversos tipos de edificações, tais como, escolas, shopping centers, indústrias, comércios e moradias coletivas, por exemplo. Um projeto de prevenção e combate a incêndio é feito por profissionais qualificados e tem o objetivo de prever possíveis fatores que causam incêndio em industriais, comerciais e residenciais, além de evitar que as chamas se alastrem, caso elas comecem. Cada projeto é único, pois leva em conta as características da edificação, como o tamanho, o número de pavimentos, o tipo de ocupação e a lotação máxima do ambiente. Sendo assim, de forma estratégica, os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do PPCI pensam em formas inteligentes de impedir que o fogo tenha início e, caso isso seja inevitável, que o combate e a evacuação do prédio sejam eficientes e rápidos.  

 

O projeto de prevenção e combate a incêndio (PPCI) evita grandes prejuízos e salva vidas.

Entre os principais itens que fazem parte do projeto, vale destacar:

  • as sinalizações de emergência,
  • as portas corta-fogo,
  • as escadas de emergência,
  • as placas,
  • os alarmes,
  • o sistema de detecção de incêndio,
  • os extintores,
  • os sprinklers e
  • os hidrantes.

Nesse sentido, após a análise e definição das medidas que são adotadas para a segurança do espaço e das pessoas, os equipamentos são providenciados e instalados de acordo com o projeto de prevenção e combate a incêndio. Esse tipo de serviço deve seguir normas específicas que, se não forem cumpridas, podem acarretar em multa e até a interdição do local. Por isso, a dica é: contrate uma empresa especializada. 

Quando é necessário ter um PPCI?

De acordo com a legislação vigente no estado de São Paulo, todo estabelecimento que conta com grande circulação de pessoas, tem extensão acima de 750 m² ou mais que três pavimentos deve ter um projeto de prevenção e combate a incêndio elaborado por uma equipe profissional. No entanto, edificações menores também podem se beneficiar disso porque, mesmo em prédios relativamente pequenos, a definição e distribuição dos equipamentos de alarme e de combate às chamas e a elaboração de rotas de fuga eficientes são capazes de evitar grandes prejuízos, além de salvar vidas.

Para finalizar, é importante ressaltar a que a manutenção preventiva dos equipamentos que fazem parte do projeto de prevenção e combate a incêndio não pode deixar de ser feita periodicamente. Além disso, principalmente no caso das edificações maiores ou as que recebem um número maior de pessoas, treinar os funcionários fixos ou organizar uma brigada de incêndio também pode ser bastante eficiente no sentido de evitar os grandes prejuízos que podem ser causados pelas chamas.

Carlos Magno Dourado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar

Artigos Recentes

Tags

Contato

CONSULTORIA

Informe o nome e seu WhaysApp que nosso expecialista entrará em contato.